top of page
Buscar

O imediatismo está atrapalhando sua performance.

ree

Hoje, vivemos em uma sociedade tão acelerada que deixar uma pessoa “no vácuo” por 2 minutos no aplicativo de conversa já é questionado com um “por que você não me responde?”. É tudo tão imediato que um incidente/acidente que não foi reportado na hora do acontecimento já é passado e reportagens picadas e superficiais sobre um assunto são tratadas, muitas vezes, como melhores do que as reportagens densas.


Você mesmo lendo esse primeiro parágrafo pode já ter se perguntado: aonde ela quer chegar? Respire, abra a mente e deixe-se desligar do imediatismo por 3 minutos. E vou te falar o porquê: a sociedade imediatista não está construindo algo positivo para nós.


Você lembra do último texto da semana passada? Onde falo que a multitarefa acaba por embaralhar o pensamento e criar uma desordem mental? O imediatismo faz a mesma coisa.


Quando olhamos para nosso ambiente profissional, a presença do imediatismo é frequente. Quantos colegas (ou até você) não fazem 3 cursos ao mesmo tempo, duas pós-graduações e um curso de idioma. No atual cenário do mercado de trabalho somos impulsionados pela busca de formação imediata e por uma necessidade incessante de gratificação, mas a dúvida que fica é: quanto isso realmente é benéfico? Certamente existem mais efeitos negativos em nossa saúde mental e produtividade do que positivos.


O imediatismo nos leva a um ciclo de ansiedade, pressão, necessidade de cumprimento e execução, mas o quanto será que realmente estamos produzindo? (já parou para se perguntar sobre isso?). A eficiência e a performance não se baseiam necessariamente em quanto você fez, mas sim em quão bem você fez. 


Ao ser imediatista, na verdade, não estamos fazendo nada bem feito. A execução das tarefas é atropelada pela necessidade de verificar e responder o aplicativo; a leitura do livro é interrompida pela necessidade de ver o post que acabou de ser notificado pelo aplicativo. O imediatismo leva a multitarefa e esse ciclo se repete, de forma viciosa em todos os contextos da vida, gerando uma desordem para o seu cérebro e para sua produtividade. 


Na próxima vez que você estiver focado em uma tarefa, anote toda vez que você for interrompido por uma ação que necessita de resposta imediata. Na próxima vez que você quiser comprar um curso, se pergunte: eu já acabei o anterior ou isso é uma necessidade para copiar o meu coleguinha ? 


Semana que vem vou compartilhar mais dicas para auxiliar na quebra dessa obsessão por fazermos muito em pouco tempo.


Os textos vão rolar uma vez por semana aqui no site. Eu produzo mais conteúdo sobre produtividade e rotina equilibrada no meu insta: @vanessareis_vr 😉


Um abraço e uma semana muito produtiva para ti. Nos vemos segunda.


PS: a imagem foi criada por uma ferramenta de inteligência artificial usando o seguinte texto: lots of people crossing the road in the safety lane in a big city looking like they're in a hurry with traffic in the background


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O retorno.

Sim, o título é bem dramático. Depois de um tempo sem aparecer por aqui, eu voltei. O segundo semestre de 2024 foi bem louco, coisas...

 
 
 

Comentários


bottom of page