top of page
Buscar

Concentre-se: Por que a multitarefa pode prejudicar sua produtividade?

Ser uma pessoa multitask, ou no bom português: multitarefa, pode ser mais prejudicial a sua vida pessoal e profissional do que você pensa. Isso deve-se ao fato de que nosso cérebro, apesar de conseguir executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo (por exemplo, olhar um seriado na Netflix e rolar o feed do TikTok), ele não consegue prestar atenção plena em nenhuma dessas tarefas, ou seja, no final, você não está executando nada apenas produzindo pensamentos embaralhados para o seu cérebro e auxiliando na criação de uma desordem mental (bem improdutivo, né risos)



A multitarefa cria uma ilusão de eficiência que é alimentada por uma necessidade interna de sentir orgulho do quanto foi feito em tempo limitado.
E isso  se deve principalmente a narrativa aceita e reforçada pelo mercado de trabalho (mostrar pro chefe que produziu mais que o pedido rsrs). As empresas buscam funcionários capazes de realizar várias tarefas simultaneamente e sem distrações, mas, talvez, não reconheçam os impactos na produtividade (alô, RH bora melhorar isso aí, né ?).

 

Hoje, a multitarefa está mais relacionada com a produtividade tóxica, do que com um desempenho de excelência. Para buscar um produtividade saudável e realmente render no seu dia a dia você pode aplicar esses três pontos:

1 - Sempre busque a priorização de tarefas, realizando as tarefas mais importantes nos horários mais produtivos do seu dia (descubra seus picos de produtividade)


2 - Concentre-se o necessário na execução de uma tarefa por vez. Caso, ela seja muito longa, faça pausas estratégicas a cada 30-45 min


3 - Dê folgas ao seu cérebro: pausas auxiliam na criatividade. Não vale dar folga rodando o feed do Instagram, levante e caminhe um pouco pelo ambiente. 


Os textos vão rolar uma vez por semana aqui no site. Eu produzo mais conteúdo sobre produtividade e rotina equilibrada no meu insta: @vanessareis_vr 😉


Um abraço e uma semana muito produtiva para ti. Nos vemos segunda.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O retorno.

Sim, o título é bem dramático. Depois de um tempo sem aparecer por aqui, eu voltei. O segundo semestre de 2024 foi bem louco, coisas...

 
 
 

Comentários


bottom of page