4 dicas para evitar a produtividade tóxica.
- Vanessa Reis
- 27 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Bom Dia. I‘m back 😎
Nos últimos dois posts aqui do blog falamos sobre a multitarefa e sobre o imediatismo. Antes de darmos continuidade ao assunto de hoje, vamos relembrar o que são ambos os temas na minha visão (também conhecido como visão da autora).
A multitarefa, ou multitask, é quando se acha que é possível fazer mais de duas coisas (bem executadas) ao mesmo tempo. Ela na verdade leva a uma desordem mental, que convenhamos é bastante improdutividade;
O imediatismo está bastante presente no nosso dia a dia e é aquela necessidade de fazer tudo logo (o famoso, para ontem): responder ao e-mail ou ao WhatsApp, terminar aquele curso, terminar aquele livro. O imediatismo nos leva a um ciclo de ansiedade, pressão, necessidade de cumprimento e execução. É a receita do burnout.
O imediatismo leva a multitarefa e esse ciclo se repete, de forma viciosa em todos os contextos da vida, gerando uma desordem para o seu cérebro e para sua produtividade.
Os temas mencionados estão relacionados com algo muito conhecido por nós. A produtividade tóxica. Que cria aquela sensação “muito boa” de se estar fazendo muito em pouco tempo (na verdade, tudo acaba mal feito e até descansar é uma perturbação). A produtividade excessiva (quase tóxica) na verdade só serve para duas coisas: inflar seu ego e perturbar seu cérebro. Nada bom pode vir disso.
Feito a retomada do assunto e a introdução, meu objetivo hoje é te dar 4 dicas para ser mais produtivo. E evitar essa produtividade tóxica. Com essas dicas você saberá selecionar o que realmente importa e evitar o overdoing.
Tenha sempre em mente as atividades que são importantes para você (isso também serve para seu ambiente do trabalho). Essas atividades devem estar alinhadas com o cumprimento do seu objetivo principal;
Saiba dizer “não”. É difícil, eu realmente sei. Parece que quando deixamos de dizer “sim” para alguém, nos taxamos como preguiçosos ou até mesmo improdutivos; mas a verdade é que somente estamos elencando nossas prioridades (e não, isso não é egoísmo);
Utilize de quadros de produtividade. Depois de achar o período do dia em que você mais rende, trabalhe de 60-90 minutos com muito foco na tarefa ou tarefas a serem executas (mas faça uma de cada vez dentro do período, ok?). Depois disso, descanse por pelo menos 15 minutos.
Evite o uso do celular em ambientes de produtividade pois ele é uma ferramenta poderosa de distração. Isso evita a procrastinação e consequentemente, a necessidade de depois ter que fazer muito em pouco tempo. Tenha uma relação saudável com a tela.
As 4 dicas serão mais detalhadas e explicadas com ferramentas de execução nas próximas semanas.
Um abraço e uma semana muito produtiva para ti. Nos vemos na próxima segunda.
Os textos sempre rolam uma vez por semana aqui no site. Eu produzo mais conteúdo sobre produtividade e rotina equilibrada no meu insta: @vanessareis_vr 😉
Fazer esse post não foi fácil. A situação no Rio Grande do Sul segue em cenário de guerra. Produzir conteúdo em uma situação sensível como essa é mentalmente desafiador. Durante essas duas/três últimas semanas o que tem me ajuda muito é ter meus pensamentos alinhados com meu propósito e ter meu objetivo principal em mente. Espero que isso te ajude também :)
Comentários